quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Moça bonita

     E tudo que eu ofereço é respeito, mas tudo que me é negado é ser respeitado. Em um mundo onde nas sombras daqueles que dizem detentores da verdade, eu vejo incoerência em tudo o que dizem. Não é tão simples como abraçar um ramo de flores e presentear aos desavisados, uma prática muitas vezes relaxada, inflexível, escondendo uma fragilidade, um egoísmo. Ato inconsciente, ou apenas uma solução fácil de baixo custo? Ainda me questiono sobre esse custo, pergunto-me sobre a dualidade dessa solução, ora vantajosa como a carne que te alimenta, outrora punitiva por essa carne ter sido uma vida.
     Essas reflexões meias desconexas me vieram de maneira inusitada, anotações antigas:

     "Agora vejo um ramo de flores caído no chão e uma moça pálida a beira de um rio a chorar. Fico a observar essa cena imaginando o que deve ter acontecido. Eu acompanhara mais cedo seu sorriso ao receber as flores, as carícias no decorrer da tarde. Eu também acompanhara, no mais tardar, o beijo de despedida e o último trocar de olhares, que parecia refletir os encontros celestiais, joviais e belos. Pois então, eu após a leitura costumeira do meio da tarde, a vejo chorar? Deve ser de alegria, e que seja. Mas incomodado e oportuno que sou, declaro-me peça coadjuvante do tabuleiro, e me aproximo. Sem nenhuma cordialidade, eu a pergunto:

- O que faz tão belas flores, escolhidas a dedo entre milhares, jogadas ao chão?
- Moço, eu observo os raios que irradia o sol sobre ti, e tudo que espero é que haja sombra. Espero também que ela me traduza um pouco sobre você, que exponha o formato do seu corpo, e se você levantar um braço, é aceitável que sua sombra faça o mesmo. Mas se não fizer, não significa que ela mente para mim, pois tudo depende do angulo no qual eu a observo - reponde a jovem sem exitar.
- E o que te faz buscar em minha sombra algo que poderás encontrar em meu corpo que está a sua frente, fluente nas expressões, tão rico em detalhes?
- A natureza do objeto observado é uniforme, constante, pobre em detalhes. Assim eu construo as minhas verdades, fugindo então das possíveis mentiras. Se eu olhar diretamente para ti, eu me encontro em um ambiente áspero e ambíguo que age com naturalidade, seduz e faz por mim o que é esperado: a natureza do engano - diz bela moça, agora a sorrir cautelosamente.
     Eu fiquei meio sem entender o porquê dela pensar de tal maneira e a pedi que me explicasse como ela tinha chegado a tal conclusão, e foi assim que ela me presenteou com um poema que tirara do bolso:

Encontrou com o desejo de perder
A usou com o desejo de vencer
Atribuiu apenas querendo tirar
Sucumbiu dizendo o que é amar

Jogou fora o que não foi embora
E não joga o que lhe convém
Aos acordos que os façam agora
Prometendo de tudo, menos o que tem

Fala bem, tom alto e rígido
Fala até o que não queria ter dito

Hoje aperto a mão e digo: adeus!
Falo com simpatia para socializar
Digo: Bom dia, como vai lá?
Pois dos enganos, desfaço dos seus

Aprecio a lei da causa e efeito
Por isso tudo que faço é com respeito
Mas essa lei me vem a falhar
Pois tenho um mundo a me desrespeitar

Mas ajo no meu ensejo
Esperando tudo que desejo
Agindo sempre com a verdade
Buscando nos cantos sinceridade

Após de eu ler o poema, ela enxuga as lágrimas que lá restaram, levanta-se e se despede. Eu ainda confuso a interrogo:
-Por que choravas?
- Se depois de tudo que te falei, ainda não sabes o motivo de minhas lágrimas, é porque dos meus tormentos você não compartilha.
     E ela continuou seu caminho sem saber que eu a entendia, e que eu vivia o que ela vive. Mas ela sabia que mesmo que eu a compreendesse, ainda assim, as incertezas surgiriam. Pois do que o outro pensa e deseja, nada sei. Mesmo que as palavras me atinjam na intenção de esclarecer, ainda nada sei. Isso é um erro meu? também não sei. E lá está ela seguindo seu rumo em um fim de tarde, na esperança que após o amanhecer, haja um novo dia. Ela, moça bonita."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Creative Commons License
Klauss Diary by Gabriel Barbosa is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.